Prevenção à Violência Extrema
Entre em Contato
Ministério Público do Estado do Rio Grande do SulAv. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - 11º andar, Torre Norte
Porto Alegre-RS
Telefone: (51) 3295.1408
Email: nupve@mprs.mp.br

Núcleo de Prevenção à Violência Extrema - NUPVE
O Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE) é uma iniciativa estratégica do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), criada em 2024 como projeto-piloto voltado à prevenção de ataques em escolas. Com o tempo, seu escopo foi ampliado para atuar na prevenção de todos os tipos de violência extrema, especialmente aquelas que envolvem jovens em processo de radicalização.
Em abril de 2025, o NUPVE foi oficialmente institucionalizado, por meio do Provimento nº 30/2025, sendo vinculado diretamente ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, o que reforça sua relevância e prioridade dentro da estrutura do MPRS.
O NUPVE atua de forma operacional e estratégica, com foco na prevenção antes que a violência ocorra. Por meio do Projeto Sin@is, o núcleo identifica precocemente sinais de radicalização, capacita profissionais da segurança pública, educadores, familiares e redes de apoio, e promove intervenções eficazes para evitar a mobilização à violência.
Sua atuação incluí a identificação e avaliação de casos sensíveis, intervenção personalizada, acompanhamento até o desengajamento e desradicalização, capacitação de agentes locais para reconhecimento de sinais de alerta e abordagem inovadora.
Em apenas dois anos, o NUPVE já realizou centenas de capacitações, alcançando milhares de pessoas em mais de 200 cidades. Os dados mostram que a maioria dos casos envolve adolescentes menores de 18 anos, com destaque para cidades pequenas, onde a proximidade comunitária facilita a identificação precoce dos sinais.
Projeto Sin@is e Projeto Enxergo Sin@ais
O Projeto Sin@is e o Projeto Enxergo Sin@ais são ações do NUPVE voltadas à prevenção da violência extrema entre jovens. O objetivo de ambos é identificar, de forma precoce, os sinais de radicalização e agir antes que a violência aconteça.
Por meio de capacitações, o projeto prepara educadores, familiares, profissionais da segurança pública e da rede de apoio para reconhecer comportamentos de risco e intervir de forma segura e eficaz.
Com uma abordagem prática, acessível e de baixo custo, o já alcançou milhares de pessoas em diversas cidades, promovendo comunidades mais preparadas e protegidas.
Quer solicitar palestra?
Quer solicitar palestra do Projetos Sin@is (para educadores, agentes de segurança pública, demais agentes da rede de proteção da infância e juventude) ou do Projeto Enxergo Sin@is (pais e familiares de crianças e adolescentes)?
Preencha o formulário no link e solicite:
https://forms.office.com/r/ps2LjGbBis
MATERIAL INFORMATIVO

O mundo digital oferece novas ferramentas para a comunicação e mobilização social, mas, também, facilita a propagação de discursos de ódio, radicalização e violência. Por esses motivos, a compreensão dos riscos que o mundo virtual representa, permite-nos desenvolver estratégias preventivas eficazes, de modo a se evitar a prática de atos de violência. Acesse o guia e saiba mais.

Como pais estamos sempre atentos ao que acontece com os nossos filhos no mundo que acreditamos ser real. No mundo digital, que para eles é tão ou mais concreto do que o real, nós conseguimos enxergar os perigos e ameaças que deles se acercam? Estamos preparados para identificar os SIN@IS? Esta cartilha objetiva conscientizar os pais sobre os perigos e ameaças que se escondem no mundo digital e formas de prevenção. Acesse e saiba mais.