MPRS articula doação de abafadores para autistas e piscinas para instituições de acolhimento na Capital
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da 11ª Promotoria da Infância e Juventude de Porto Alegre, articulou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a entrega de 75 abafadores de ruído para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidos em sete instituições de acolhimento da Capital e pelo Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA). Os protetores, que reduzem sons excessivos e ajudam a combater a hipersensibilidade auditiva, foram doados por empresas do ramo de nutrição que mobilizaram seus clientes para a aquisição dos equipamentos.
A ação contou com a participação das empresas Desenvolve Multi Espaço, Nutrientes Consultoria em Nutrição e Tuti Frutti Consultoria Nutricional. A nutricionista Maria Cristina Furtado da Silva, coordenadora da iniciativa, acompanhou a entrega na sede do MPRS.
Na sequência, foram entregues 33 piscinas plásticas às instituições, adquiridas com recursos provenientes de doações de promotores e procuradores do MPRS. Outras nove piscinas serão entregues nos próximos dias. As casas de acolhimento também receberam livros da autora Denise Weinréb. A promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, que articulou as doações, destacou a importância da solidariedade para garantir bem-estar e lazer às crianças e adolescentes acolhidos.
Após as entregas, representantes das instituições participaram de uma apresentação do Amigo Imaginário, assistente virtual desenvolvido pela WideLabs, em parceria com a ELO Grupo de Apoio à Adoção e o MPRS, que utiliza inteligência artificial para facilitar processos de acolhimento e de adoção.
