Menu Mobile

MP em Santa Rosa adere ao Projeto Alquimia II

MP em Santa Rosa adere ao Projeto Alquimia II

ceidelwein

O Ministério Público em Santa Rosa, por meio da promotora de Justiça Cristiane Mello De Bona, da 2ª Promotoria de Justiça Criminal, aderiu ao Projeto Alquimia II. A iniciativa tem como objetivo restaurar e destinar a estudantes em situação de vulnerabilidade celulares apreendidos com a criminalidade, possibilitando que os alunos acompanhem as aulas remotas.

“Em Santa Rosa, o projeto já está na fase de verificação dos processos em que há celulares apreendidos, inclusive com alguns perdimentos já decretados pela Justiça e prestes a serem encaminhados para restauração”, detalha a promotora.

Criado no ano passado, em Osório, o Alquimia II logo foi replicado por outras promotorias de Justiça, entretanto, em alguns municípios do Interior, havia dificuldades em encontrar mão de obra especializada em fazer os reparos e formatar os aparelhos. Para transpor esse obstáculo, o MPRS assinou, em 12 de janeiro deste ano, um termo de cooperação com a PUCRS, que prevê a restauração destes celulares e a instalação dos aplicativos necessários para acompanhamento das aulas virtuais. Também foi firmada uma parceria com as universidades URI e Unijuí para esse trabalho. Celulares sem essas funcionalidades são recondicionados para uso do corpo docente das escolas na organização das atividades curriculares.

Além de estar sendo replicado nos municípios gaúchos, o projeto ganhou notoriedade nacional e também foi implementado pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS).