Menu Mobile

MPRS assina termos de cooperação para compartilhamento de materiais educativos sobre internet segura para crianças e adolescentes

MPRS assina termos de cooperação para compartilhamento de materiais educativos sobre internet segura para crianças e adolescentes

flaviaskb

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Adolescência, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam), assinou, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, termos de cooperação com a Safernet do Brasil e com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br – NIC.br para disseminação de conteúdos sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet, visando promover a educação digital de crianças, adolescentes, educadores e adultos.

Pelos acordos assinados pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, as entidades parceiras divulgam em seus sites as iniciativas do Ministério Público e disponibilizam seus materiais e cursos no hotsite do Programa MP On, entre elas, a campanha Quando uma Imagem Vira Pesadelo e o chatbot Fale com a Manú.

Coordenadora do Caoijefam, a promotora de Justiça Denise Casanova Villela, destaca que o Programa MP On lança luz sobre a segurança de crianças e adolescentes que trafegam na internet. “Os termos de cooperação do MPRS com a Safernet e NIC.br fortalecem o programa, na medida em que as instituições possuem plataformas que difundem a Educação Digital”, afirma. Com isso, segundo a promotora, o sistema de educação do Rio Grande do Sul terá a oportunidade de conhecer e acessar os conteúdos direcionados às crianças, adolescentes, pais e professores, especialmente nesse momento de isolamento social decorrente da pandemia, em que a internet é fonte de conhecimento e ferramenta de estudo.

A psicóloga Ana Paula Schmidt Lourenço, do Serviço Biomédico do MPRS, salienta que “o mundo online tem nos envolvido cada vez mais, como espaço que ocupamos por trabalho, estudo, funcionalidades do dia a dia, lazer”. Ana Paula lembra que o mês de fevereiro traz um momento de reflexão sobre o uso da internet, através do Dia da Internet Segura – 9 de fevereiro. “Já adotada em muitos países, a data tem o objetivo de nos recordar a importância da união de esforços para que possamos, juntos, entender o fenômeno da internet em nossas vidas e torná-la um lugar melhor e mais seguro para todos, especialmente para crianças e adolescentes. Cada um de nós tem um papel a desempenhar!”, ressalta.

Acesse o hostsite do Programa MP On, clicando aqui.