Menu Mobile

Campanha de prevenção ao ceratocone teve continuidade no final de semana

Campanha de prevenção ao ceratocone teve continuidade no final de semana

flaviaskb

No último sábado, 7 de novembro, teve continuidade a campanha nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia de prevenção ao ceratocone, uma doença oftalmológica. No Rio Grande do Sul, a campanha conduzida pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) teve sua primeira etapa em novembro de 2019, com a parceria do Ministério Público, que articulou o atendimento a 200 crianças e adolescentes da rede pública de ensino e do acolhimento institucional de Porto Alegre e Viamão, e da Fundação Leonística, que forneceu armação e lentes dos óculos para os diagnosticados com a doença.

As crianças diagnosticadas com a doença em 2019 fizeram, neste sábado, a revisão no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Dos 14 diagnosticados, nove compareceram, sendo que cinco trocaram de óculos, três não necessitam de qualquer intervenção e um apresentou piora no quadro. Essa criança foi orientada a procurar o posto de saúde para um acompanhamento mais detalhado.

No MP, a ação envolveu a Curadoria de Fundações, o Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões e o Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão (Siac).

Clique aqui para saber mais.