Menu Mobile

MPs da Região Sul fazem evento em comemoração aos 30 anos do ECA

MPs da Região Sul fazem evento em comemoração aos 30 anos do ECA

flaviaskb

Na próxima segunda-feira, 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos e para celebrar a promulgação do documento os Ministérios Públicos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná promoverão a live 30 Anos do ECA – Desafios e expectativas, de sua implementação até a atualidade. Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam) do MPRS, a promotora de Justiça Denise Casanova Villela será uma das debatedoras do evento, que será transmitido pelo canal do MPSC no YouTube.

O professor Mário Volpi fará uma palestra com a participação das adolescentes Paula Cidral Maia e Émily da Luz Ribeiro, que falarão sobre as suas visões e experiências como sujeitos de direitos protegidos pela legislação. Além da promotora do MPRS, debaterão o tema os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional dos MPs de SC e PR, João Luiz de Carvalho Botega e Luciana Linero, respectivamente.

Para a promotora Denise Villela, o ECA é uma das legislações mais avançadas da atualidade na garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. “Nos últimos 30 anos, muito se evoluiu na proteção infantojuvenil, inclusive com o aprimoramento do sistema, como por exemplo com a promulgação de legislação como a da primeira infância e da escuta protegida. Entretanto, ainda temos muito trabalho em frente para a implementação completa destas legislações em defesa da infância e da juventude”, ressalta a promotora.

O evento virtual, aberto ao público, tem também como parceiros a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Instituto Federal Catarinense (IFC). Para participar, é preciso se inscrever no canal do YouTube do MPSC e clicar no sininho.

Clique aqui para acessar o canal do YouTube do MPSC.