Menu Mobile

MPRS realiza live aberta ao público para marcar o Dia Nacional da Adoção

MPRS realiza live aberta ao público para marcar o Dia Nacional da Adoção

samantha

Nesta segunda-feira, 25, Dia Nacional da Adoção, o Ministério Público do Rio Grande do Sul promove uma webconference para informar sobre o tema e incentivar a adoção legal. A live Adoções no RS: ações e perspectivas, com a participação da promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga, da 11ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, e da juíza-corregedora Nara Cristina Neumann Saraiva, coordenadora da Infância e da Juventude do RS, com mediação da promotora Caroline Vaz, diretora Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), será às 17h, aberta ao público.

A 2ª Corrida da Adoção, que seria realizada neste domingo, 24, em comemoração à data, também para informar e chamar a atenção da população para a questão, foi transferida para 22 de novembro, em função da pandemia da Covid-19. “A ideia de realizar esse bate-papo é marcar o Dia Nacional da Adoção, levando informações às pessoas interessadas e ao público em geral, também a de dar esperança e estímulo aos habilitados que aguardam na fila”, afirma Cinara.

Existem no Brasil mais de 40 mil habilitados à adoção. No Rio Grande do Sul, conforme a promotora, são aproximadamente 600 pretendentes para quase 5 mil crianças e adolescentes institucionalizados em abrigos e casas lares, os quais esperam ansiosamente por uma família. “Infelizmente, 85% deles têm mais de cinco anos, enquanto que o mesmo percentual de candidatos pretende a adoção de bebês e crianças pequenas”, ressalta.

A webconferece vai abordar, entre outros aspectos, a tramitação dos processos na pandemia, projetos de adoção tardia e a unificação dos Cadastros de Adoção e de Acolhidos, que resultou na criação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), que permite ao habilitado acompanhar o seu lugar na fila. Ainda, as participantes irão falar sobre as novas ferramentas de alertas, busca automática e pré-cadastro para habilitados à adoção, que promovem celeridade às ações judiciais de acolhimento, destituição do poder familiar, habilitação e adoção.

Para participar, acesse este link.