Menu Mobile

Promotoria de Lajeado promove curso de capacitação para conselheiros tutelares

Promotoria de Lajeado promove curso de capacitação para conselheiros tutelares

flaviaskb

Ocorreu nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de dezembro, no auditório da Promotoria de Justiça de Lajeado, um curso de capacitação para os conselheiros tutelares eleitos em 2019. O evento, coordenado pelo promotor de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach, teve o intuito de orientar os novos conselheiros e seus suplentes. Foram abordadas as atribuições do Conselho Tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro destinado aos conselheiros de Lajeado e dos outros sete municípios da Comarca contou com a presença de, aproximadamente, 80 pessoas.

Em sua participação, Diefenbach falou sobre o panorama histórico dos direitos da criança e do adolescente no mundo e as mudanças que ocorreram a partir da promulgação do ECA, em 1990, em relação a proteção dos jovens no Brasil. Para o promotor, a lei propôs uma forma mais inclusiva de resolver as situações de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, avaliando também o contexto familiar no qual estão inseridos. Ainda ressaltou que a sociedade está sendo adaptada a essa forma de trabalho. “Muitos dos que atuam hoje com a inclusão dos jovens ainda têm em seu DNA a exclusão como um dos princípios”, afirma Diefenbach.

A capacitação também abordou temas como educação, saúde e assistência social. Em uma das palestras, a delegada de Polícia Márcia Bernini e a assistente social Tânia Fröhlich trataram sobre Círculos de Construção da Paz.