Menu Mobile

Projeto de iniciativa do MP conquista 1° lugar em Prêmio Boas Práticas da Famurs

Projeto de iniciativa do MP conquista 1° lugar em Prêmio Boas Práticas da Famurs

flaviaskb

De iniciativa da promotora de Justiça de Tapera, Marisaura Inês Raber Fior, o projeto “Álcool, tô fora – Por uma cultura de paz” foi a iniciativa vencedora na categoria Educação do 3º Prêmio Boas Práticas. A premiação ocorreu no dia 5 de julho, no 39° Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), em Bento Gonçalves.

O projeto surgiu em 2015, fruto de uma parceira entre o Ministério Público de Tapera, entidades e instituições do município. A promotora Marisaura Fior percebeu que o consumo de bebidas alcoólicas pelos adolescentes no centro da cidade era um importante causador de violência. Com base nisso, encaminhou uma proposta de criação de lei à Câmara de Vereadores e ao Executivo para criação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Álcool. “Percebemos que era necessário fazer uma campanha educativa, para conscientizarmos as famílias da importância de orientar melhor seus filhos”, justificou a promotora.

No mesmo ano, o MP de Tapera assinou um Termo de Cooperação com as escolas das redes municipal e estadual de ensino com objetivo de conscientizar as instituições sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em eventos escolares. O projeto também foi reconhecido pela Corregedoria do Ministério Público como Prática Inovadora.