Menu Mobile

Eventos em São Gabriel abordam o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Eventos em São Gabriel abordam o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

flaviaskb

A Promotoria Especializada de São Gabriel, com o apoio do CEAF, realizou, nos dias 27 e 28 de junho, um Painel e um Encontro sobre Desafios no Trato e na Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual. Os eventos, coordenados pela promotora de Justiça Aline Baldissera, com a participação do médico psiquiatra Fábio Montano Wilhems, do Serviço Biomédico do MP, fazem parte do processo de reorganização da rede de proteção à infância e à juventude local para dar efetividade à lei da Escuta Especial (Lei 13.431/17) e fornecer atendimento integral a crianças e adolescente vítimas de violência.

Na quinta-feira, 27, o painel promoveu o debate e o esclarecimento de dúvidas por parte dos atores envolvidos mais diretamente na escuta das vítimas. Estiveram presentes os magistrados da Comarca de São Gabriel Fábio Bazaldúa Machado (2ª Vara Cível, Juizado da Infância e Juventude) e Vanessa Lilian da Luz (1ª Vara Cível), da pretora Joseane Terezinha dos Reis Estivaleth, do delegado de Polícia José Enilvo Soares de Bastos e da equipe da Secretaria Municipal da Saúde.

O encontro, no dia 28, foi o terceiro evento de 2019 realizado pela Promotoria Especializada de São Gabriel para a capacitação da rede de proteção. Teve como foco a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, agressão que resulta em uma abordagem mais delicada. A atividade contou com a presença de assistentes sociais, conselheiros tutelares, enfermeiros, policiais e psicólogos dos municípios de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, assim como funcionários do MP.