Falta de professores é tema de reunião da Promotoria Regional da Educação de Caxias do Sul

Falta de professores é tema de reunião da Promotoria Regional da Educação de Caxias do Sul

flaviaskb

Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, a titular da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul, Simone Martini, reuniu os coordenadores das 4ª, 16ª e 23ª Coordenadorias Regionais da Educação e a Direção de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), na sede da Promotoria de Justiça de Caxias do Sul, para tratar da falta de professores nas escolas da rede estadual de ensino dos 48 municípios que integram a Regional.

No encontro, foram pontuadas as escolas em que há falta de professores desde o início do ano letivo e outras que foram registrando falta de professores devido a pedidos de aposentadoria e licenças de saúde.

As representantes da Secretaria da Educação expuseram os esforços que o Estado vem realizando para preencher o quadro de docentes. Os coordenadores referiram os entraves para o atendimento da demanda, em especial as contratações por tempo determinado, os salários pouco atrativos e a distâncias de vários educandários, dificultando o acesso dos pouco interessados.

Algumas disciplinas, como geografia, química e línguas inglesa e espanhola, contam com pouquíssimos profissionais disponíveis no mercado, o que tem dificultado o preenchimento das vagas.

A morosidade na contratação foi outra situação colocada pelos coordenadores, tendo restado definidas novas estratégias com a Seduc para agilizar as contratações emergenciais e para o remanejamento de professores do quadro, assim como a revisão dos contratos por tempo determinado, visando ampliar os interessados nas vagas.