Menu Mobile

MP lança campanha “Cuidado: O álcool transforma”

MP lança campanha “Cuidado: O álcool transforma”

flaviaskb

O Ministério Público, através do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões e da Promotoria da Infância e da Juventude, lançou nesta terça-feira, 26, em edição especial do Fórum Permanente de Combate ao Uso de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes a campanha “Cuidado: O álcool transforma”.

No início da cerimônia, houve a exibição da peça publicitária produzida pela Agência Júnior da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e desenvolvida sob a coordenação do Caoijefan. O filme, com duração de um minuto, aborda os riscos do consumo de álcool na infância e adolescência. Em seguida, foram exibidos os vídeos produzidos pela Assessoria de Imagem do Ministério Público que também integram a campanha, nos quais promotores de Justiça e profissionais de saúde abordam questões sobre legislação, orientação e saúde, temas estes que serão tratados durante a campanha nas redes sociais da Instituição.





Em sua manifestação de abertura, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles, sublinhou que o Ministério Público se sente honrado por receber a presença de representantes das mais variadas e representativas instituições no lançamento da campanha. “Sabemos nosso dia a dia que, em muitas das questões em que nós atuamos no Ministério Público, a ingestão de álcool se faz presente. Nos crimes contra a mulher, nos homicídios, crimes de trânsito, abusos de várias formas, há, em grande parte das situações, a presença desse elemento, que como o filme mostra, é transformador. O álcool é uma das questões onde só é possível trabalhar no enfrentamento, com integração, cooperação, várias visões, nas áreas de saúde, educação e jurídica. Por isso, nos sentimos honrados com as presenças de todos os parceiros para darmos início a essa campanha”, concluiu Dornelles.

A coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude, Denise Casanova Villela, ressaltou que a campanha é fruto de todo o trabalho desenvolvido pelo Fórum do Álcool. Agradeceu a participação das entidades parceiras, que incluem escolas públicas e particulares, associações, conselhos, ONGs, representantes dos poderes públicos, estadual e municipal, do legislativo, do judiciário e de todos os envolvidos. “Buscamos com a campanha chamar atenção para todos os aspectos desse problema, sabemos que é uma questão de todos nós - família, escola, pais, filhos, professores - e queremos criar oportunidades de diálogo. A nossa expectativa é que a campanha seja aproveitada pelas escolas, pelos veículos de comunicação, em todos os espaços”, explicou Denise Villela.

Os promotores de Justiça da Infância e Juventude Júlio Almeida e Inglacir Delavedova também reiteraram, em suas manifestações, os objetivos da campanha.

“Lançamos a campanha na semana que antecede o carnaval porque esse é um período de risco para os adolescentes, embora esta seja uma campanha permanente. Precisamos discutir essa cultura do brinde, que tanto mal traz para a nossa sociedade. Beber para comemorar, beber quando as coisas não estão boas. A indústria do álcool nos diz que deveríamos beber sempre, e o papel de chamar a atenção das nossas crianças e adolescentes para os riscos embutidos nessa perspectiva cabe a todos nós”, ressaltou Inglacir.

“O filme foi produzido com verbas oriundas de um termo de ajustamento de conduta assinado na nossa Promotoria e teve um custo de R$ 15 mil. Sabemos que a campanha anterior, Quando uma imagem vira pesadelo, atingiu 60 milhões de pessoas em todo o país e a nossa expectativa é também chegar a milhares de pessoas impactadas e que possam aderir e se comprometer com esse tema, de tamanha relevância social”, concluiu Júlio Almeida.

PRESENÇAS

A subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Cristina Cusin Petrucci, a promotora-corregedora Ana Adelaide Brasil Sá Caye e os promotores de Justiça Danielle Bolzan Teixeira e Mauro Luís Silva de Souza prestigiaram o evento.

Também se fizeram presentes ao lançamento da campanha a representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública, delegada Viviane Nery Viegas; a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esportes, comandante Nádia Gerhardt; a secretária municipal de Educação Adjunta, Iara Wortmann; o representante da OAB/RS, Carlos Luiz Sioda Kramer; o representante do 9º Batalhão da Polícia Militar, major Tales Osório; e o comandante do Comando de Policiamento da Capital, Ten. Olmiro Almeida.

ESPM

A equipe da ESPM que trabalhou no filme também participou da cerimônia de lançamento. São eles: o coordenador do Centro de Imagem e Som – ESPM Sul, Douglas Renê Barra, e os alunos Augusto Hiroshi Kuamoto, Arthur Ferreira Brião Alves, Giovanna Garcia Baccin, Natasha Valenzuela, Pablo Lauria, Sérgio Barsotti e Ellen da Silveira Porto.