Seminário de Planejamento Participativo é realizado em Pelotas

Seminário de Planejamento Participativo é realizado em Pelotas

flaviaskb

Durante a quinta-feira, 28, ocorreu, no auditório da Promotoria de Justiça de Pelotas, mais uma edição do Seminário de Planejamento Participativo. O evento, presidido pelo promotor Regional da Educação de Pelotas, Paulo Roberto Charqueiro, foi dividido em dois períodos.

Pela manhã, o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do IFSUL – Campus Visconde da Graça, falou sobre o tema “Distorção idade/série: consequências na evasão escolar e no estado de violência atual”, explicando como a evasão escolar e a defasagem idade/série, mais presentes nos anos finais do ciclo básico de educação, influenciam nos números e no estado de violência atual.

Durante à tarde, a representante do Setor Pedagógico da 5ª Coordenadoria Regional de Educação de Pelotas, Dóris Noronha, promoveu uma apresentação do programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar). Destacou, também, que houve diminuição dos indicadores de violência nas escolas onde as comissões estão presentes, devido, entre outros fatores, a realização de cursos promovidos com o intuito de proporcionar a integração dos alunos no ambiente escolar. “É importante propor atividades onde eles possam se dar conta de que estão em um ambiente com respeito”, destacou.

O seminário também contou com a participação da Assistente Social do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público, Cíntia Ribes Pestano, que apresentou um comparativo entre dados fornecidos pelos municípios (número de vagas na educação infantil – creche e pré-escola – 2016/2017) e os dados constantes do Censo Escolar (Inep), visando corrigir eventuais distorções e estimulando a adoção de novas ações para o cumprimento da Meta 01 do PNE.

Em sua segunda edição neste ano, o Seminário contou com a presença de secretários Municipais de Educação, Conselheiros Municipais de Educação e Conselheiros Tutelares de 22 dos 28 municípios que integram a área de atuação da Promotoria Regional da Educação de Pelotas.