Gravataí: GAECO/MPRS apoia operação do MPSC contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) prestou apoio, nesta quarta-feira, 15 de outubro, à Operação Engrenagem, deflagrada pelo GAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Em Gravataí, agentes do GAECO/MPRS cumpriram mandados de busca e apreensão.
A investigação, identificou um esquema sofisticado de ocultação de recursos ilícitos, com uso de empresas de fachada, contas de terceiros e transações simuladas. Além de Gravataí, a operação foi realizada simultaneamente em municípios catarinenses como Palhoça, São José, Imbituba e Laguna. Ao todo, foram expedidos 24 mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 27 milhões.
Além das medidas judiciais, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e mídias digitais que serão analisados para aprofundar as investigações. O trabalho conjunto entre o GAECO dos dois Estados, junto com a 39ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, reforça a atuação coordenada das unidades do Ministério Público no enfrentamento à criminalidade organizada com atuação interestadual.
Foto: MPSC