Menu Mobile

Presas 16 pessoas por envolvimento no tráfico de drogas em Ijuí

Presas 16 pessoas por envolvimento no tráfico de drogas em Ijuí

flaviaskb

Na manhã desta quinta-feira, 28, 16 pessoas foram presas preventivamente e 15 mandados de busca e apreensão cumpridos em duas operações realizadas concomitantemente entre Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil em Ijuí. As Operações Hydra (do MP e BM) e Contra-ataque (da Polícia Civil) investigam uma organização criminosa cuja atividade principal é o tráfico de drogas. Os suspeitos presos estão envolvidos em sete homicídios ocorridos na região entre março e setembro deste ano, especialmente em virtude da disputa de pontos de venda de drogas. Três dos presos preventivos estavam atuando de dentro do sistema prisional, sendo um deles o líder da organização criminosa.

Ao longo das operações, houve a apreensão de cerca de 30 Kg de entorpecentes e várias armas de fogo. Nesta quinta-feira, os mandados foram cumpridos em Ijuí, Ibirubá e Erechim. Houve, ainda, uma prisão em flagrante. No total, sendo contabilizadas as prisões realizadas no curso das operações, foram presos de 25 criminosos. A finalidade das operações é o combate ao tráfico de drogas e aos homicídios na região.

A operação dá seguimento a uma parceria permanente estabelecida entre Ministério Público, Brigada Militar e Polícia Civil na região do Alto Uruguai para combater o crime organizado.

Haverá coletiva de imprensa às 13h30min na Promotoria de Justiça de Ijuí (Rua Álvaro Chaves, nº 515). Participam da coletiva os promotores de Justiça José Garibaldi Simões Machado (coordenador dos Núcleos do Alto Uruguai, do Planalto e da Fronteira Oeste do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco) e Joel de Oliveira Dutra (coordenador dos Núcleos da Região Central e da Região Sul do Gaeco), além do promotor de Justiça de Ijuí Valério Cogo.