Coordenador do CaoCrim fala sobre soluções para a segurança pública durante Fórum iRS

Coordenador do CaoCrim fala sobre soluções para a segurança pública durante Fórum iRS

flaviaskb

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública, Luciano Vaccaro, encerrou o ciclo de palestras desta terça-feira, 22, do Fórum iRS – Índice de Desenvolvimento Estadual Rio Grande do Sul, ocorrido na PUCRS. O evento, que é uma parceria entre a universidade e a RBS, teve discussões sobre emprego e renda, educação e saúde, segurança e longevidade. Vaccaro dividiu a mesa de debates com o sociólogo integrante do Fórum Brasileiro de Segurança, Rodrigo Ghiringelli de Azevedo, que teve a mediação do jornalista Carlos Etchichurry.

O coordenador do CaoCrim defendeu um programa de melhoria na segurança pública a partir do combate às organizações criminosas e todo o comércio que elas geram de drogas, roubo e furto de carros, entre outros. Para tanto, ele entende como pilares a qualificação das investigações através da polícia especializada (como o Deic e o Denarc), e do próprio MP (pelo Gaeco, Forças-Tarefas e Promotoria de Combate à Lavagem de Dinheiro e Crime Organizado), além da construção de mais vagas prisionais e a retomada do controle total do estado sobre o sistema prisional. “Essas são medidas que devem ser incentivadas, apoiadas e, em alguma medida, têm sido adotadas. Um exemplo foi a integração de diversas instituições que culminou na operação desencadeada para a transferência de 27 presos líderes de facções para o sistema penitenciário federal”, ponderou.

Vaccaro sustentou uma interação cada vez maior e mais efetiva entre os órgãos responsáveis pela segurança pública e apontou para a necessidade de uma política de Estado, sem descuidar dos problemas de saúde, educação, emprego e renda como potencializadores da insegurança.