MPRS participa de Seminário Binacional Brasil/Uruguai sobre violência contra a mulher
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Ivana Battaglin, foi palestrante nesta sexta-feira, 28 de novembro, no Seminário Binacional Brasil/Uruguai sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ocorrido em Santana do Livramento, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) local.
O evento foi promovido conjuntamente por diversas instituições brasileiras e uruguaias, entre elas, Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Poder Judiciário, Defensoria Pública e o Poder Executivo Municipal de Livramento, por meio do Centro de Referência da Mulher, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Inclusão.
Em sua fala, Ivana Battaglin abordou o papel do Ministério Público no enfrentamento á violência contra a mulher, dando ênfase para a atuação com perspectiva de gênero. De acordo com a promotora, não se trata de privilégio, mas de reestabelecer a igualdade material, a equidade de gênero. “Uma atuação neutra vai sempre operar ao lado do mais forte”, afirmou Ivana.
O seminário contou com a participação de autoridades e estudiosos do tema no Uruguai, destacando a singularidade da região de fronteira entre Santana do Livramento e Rivera, conhecida como “Fronteira da Paz”.
