Gramado recebe encontro para fortalecer o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas
Aconteceu em Gramado nesta terça-feira, 16 de setembro, mais uma edição do Projeto CAO na Estrada, iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM). O evento foi realizado no Auditório do Espaço Saúde e reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater o tema da violência doméstica e capacitar a rede de proteção às mulheres.
A programação contou com a palestra da coordenadora do CAOEVCM, Ivana Battaglin, que abordou o tema “Direitos Humanos e Relações de Gênero: o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”. Também participou da atividade o promotor de Justiça Max Roberto Guazzelli; a diretora do Gabinete da Primeira Dama de Gramado, Suzana Strassburguer; a delegada de Polícia de Gramado, Fernanda Aranha; o secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschin; e o secretário de Assistência Social de Gramado, Ilton Gomes, além de representantes das redes de proteção à mulher de Canela.
O Projeto CAO na Estrada tem como objetivo promover o diálogo, a escuta ativa e a articulação em rede entre diferentes atores sociais, levando representantes do MPRS e especialistas a municípios do Interior do Estado. A iniciativa inclui palestras, oficinas e debates voltados ao fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.
Encerrando a rodada de eventos, que se iniciou em Nova Petrópolis, nesta quinta-feira, 18 de setembro, será a vez de Ivoti. O evento será realizado no Auditório Instituto Ivoti (Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200), com a presença da promotora de Justiça Marcéli da Silva Serafim Preis e representantes de outros seis municípios da região: Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Estância Velha.