Dia Nacional da Visibilidade Trans: MPRS recebe TRT-4 para apresentação de programas de diversidade e equidade
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) para uma visita institucional voltada ao fortalecimento de ações de diversidade e inclusão.
A reunião contou com a participação da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios; do coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e da Proteção aos Vulneráveis (CAODH), Leonardo Menin; da coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, Lúcia Rodrigues de Matos, e demais integrantes do Comitê.
Durante o encontro, foram apresentados o Programa de Diversidade do TRT-RS e o Projeto Transformando, iniciativa do Comitê de Equidade do Tribunal. Em sua primeira edição, o Projeto Transformando ofereceu cursos presenciais de preparação para o mercado de trabalho e culinária. Voltado a ampliar a empregabilidade de pessoas trans, a iniciativa busca fortalecer a inclusão social por meio da qualificação profissional.
O MPRS manifestou apoio à ação, alinhada às políticas institucionais de promoção dos direitos humanos e de proteção a grupos vulneráveis, e se colocou à disposição para participar de projetos e ações sobre o tema.
Para a subprocuradora-geral, “a visita dos representantes do TRT, com um tema tão sensível e importante, reforça o prestígio da nossa instituição, que é reconhecida como guardiã e promotora de direitos. Nos foi dito o quanto estar ao lado do MP estadual garante que a causa em questão chegará às comunidades de todo o Rio Grande do Sul”.
Leonardo Menin destacou o potencial transformador da iniciativa e ressaltou a importância de ampliar parcerias para a promoção de ambientes institucionais mais diversos, equitativos e acolhedores. “Esse é um tema importante para o Ministério Público, é uma das nossas missões constitucionais”, destacou o promotor.
A reunião também permitiu a troca de experiências e o fortalecimento de ações conjuntas voltadas à promoção de direitos e ao enfrentamento de desigualdades estruturais.
