MPRS entrega Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos à Fundação O Pão dos Pobres e à promotora Giani Saad
A Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio e a promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad foram os escolhidos para receber neste ano o Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos. A entrega do prêmio, que está em sua 11ª edição, foi feita na manhã desta sexta-feira, 12 de dezembro, pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, no Auditório Marcelo Kufner, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
O gerente da Fundação O Pão dos Pobres, João Rocha, afirmou que “a honraria é muito especial porque resgata justamente a nossa missão institucional, que é garantir os direitos de todas as pessoas, especialmente as crianças e adolescentes, que sofreram as violações mais bárbaras, infelizmente ainda em 2025, ano em que comemoramos 130 anos de existência. Hoje, a fundação atende 1,4 mil crianças e adolescentes e já passaram pelo Pão dos Pobres mais de 100 mil pessoas”.
Em sua manifestação, Giani Saad falou sobre o quanto Miguel Velasquez foi importante na construção da sua carreira como promotora de Justiça. “Em seu velório, prometi, olhando para ele, que nunca deixaria de seguir os seus passos, de lutar também pelo que ele acreditava. E quando o Dr. Alexandre Saltz me convidou para coordenar uma das centrais de atendimento às vítimas do Estado, a lembrança daquela promessa ao Miguel retomou a minha mente”, contou. “Quero reafirmar meu compromisso com nossa instituição, com a sociedade e, novamente, com o Miguel, de que dedicarei até onde tiver forças em ser instrumento do bem na função de Promotora de Justiça. Agradeço ao Ministério Público por me proporcionar viver esse privilégio de servir e por ter encontrado esse sentido de vida”, ressaltou, por fim, a promotora.
“O Prêmio Miguel Velasquez, tradição de nossa instituição, simboliza muito dos nossos valores. O Miguel foi mais que um membro do Ministério Público; ele foi um defensor incansável dos Direitos Humanos. Sua trajetória é um farol de integridade e dedicação à causa social. E ao celebrarmos o seu legado com esta premiação, temos a oportunidade de recordar os motivos de estarmos aqui”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. De acordo com ele, os vencedores do prêmio deste ano traduzem exatamente aquilo que esta homenagem representa. “O Pão dos Pobres é a prova viva do que significa a palavra ‘acolhimento’, atendendo crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. E a nossa querida colega Giani, em sua trajetória profissional no Ministério Público, é a própria materialização do mérito e da dedicação. Essa premiação não é apenas um reconhecimento a uma causa isolada, mas sim a sua carreira marcada pela excelência. É o reconhecimento de uma trajetória que exige estudo constante e uma busca incessante pela justiça”, destacou o PGJ.
FUNDAÇÃO O PÃO DOS POBRES
A Fundação O Pão dos Pobres é uma organização da sociedade civil gaúcha fundada em 1895, que atua na proteção e inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. A instituição oferece acolhimento institucional em modelo de casas-lares para aqueles afastados das famílias por violação de direitos, promove cursos profissionalizantes por meio do programa de aprendizagem profissional, desenvolve atividades educativas e culturais no Serviço de Convivência e Educação Integral e mantém ações pastorais voltadas à paz, justiça e fraternidade. Atendendo público de 0 a 24 anos, o instituto trabalha em parceria com políticas públicas e empresas privadas, garantindo assistência social, formação humana e oportunidades para um futuro digno, consolidando mais de 130 anos de história dedicados à transformação social.
PRÊMIO MIGUEL VELASQUEZ
O Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos visa reconhecer formalmente a dedicação e a relevância da atuação de membros e servidores do MPRS, personalidades e instituições em defesa dos direitos humanos e na proteção à infância e juventude.
Também participaram da solenidade o corregedor-geral do MPRS, Fábio Roque Sbardellotto; os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Superti Brasil Camejo, Heriberto Roos Maciel e João Cláudio Pizzato Sidou; o presidente da Associação do MP, Fernando Andrade Alves; o secretário-geral do MP, João Ricardo Santos Tavares; a chefe de Gabinete da PGJ, Raquel Isotton; a coordenadora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Juliana Bossardi; além de promotores, procuradores de Justiça, servidores do MPRS e convidados.
Entre no Flickr do MPRS para acessar as fotos do evento, clicando aqui .
