Menu Mobile

MPRS participa de mutirão de acolhimento a mulheres no Centro de Porto Alegre

MPRS participa de mutirão de acolhimento a mulheres no Centro de Porto Alegre

ceidelwein

O Ministério Público do Rio Grande do Sul participou nesta quarta-feira, 1º de setembro, do mutirão de acolhimento do Comitê EmFrente, Mulher com oferta de serviços voltados ao público feminino, no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre. A ação marcou o encerramento das atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher.

O objetivo foi promover ações sociais para a população feminina, com orientações sobre a rede de atendimento à mulher e como denunciar abusos. Também ocorreu a distribuição de material informativo e kits de higiene, com máscaras de proteção contra a Covid-19 e frascos de álcool em gel.

A atividade contou com a participação do Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), da Secretaria da Segurança Pública, com atendimentos da Polícia Civil e da Brigada Militar, da prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e da Secretaria Municipal da Saúde; do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e Secretaria Estadual da Saúde, entre outros órgãos.

Tendo como premissa a atuação integrada, o Comitê EmFrente, Mulher é coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro e reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de oito secretarias de Estado.