Menu Mobile

Mediar MP: reunião trata de implantação do Gerint em hospitais do Estado

Mediar MP: reunião trata de implantação do Gerint em hospitais do Estado

flaviaskb

O Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Mediar-MP) segue nas tratativas que envolvem a expansão do Sistema de Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), para todos os hospitais do Estado. Esta negociação é fruto da pressão e articulação do Ministério Público, através do trabalho do Núcleo Estadual da Organização e Transparência nas Listas de Espera do SUS e Aperfeiçoamento da Regulação em Saúde, que atua em mais de 50 inquéritos e realizou sucessivas reuniões com os governos do Estado e do Município para que essa implantação do sistema possa ser efetivada. O sistema já é usado em hospitais de Porto Alegre desde 2018, e o convênio para que o Gerint possa ser usado em todo o Estado foi assinado em novembro do ano passado.

Na última quinta-feira, 04, estiveram reunidos os promotores de Justiça Ricardo Schinestsck Rodrigues, secretário-executivo do Mediar MP, e a coordenadora Administrativa do Núcleo Estadual da Organização e Transparência nas Listas de Espera do SUS e Aperfeiçoamento da Regulação em Saúde, Gisele Müller Monteiro. Participaram virtualmente representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Federação das Santas Casas, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado, empresas de informática prestadoras de serviço aos hospitais e a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

O objetivo do encontro foi debater de que forma os hospitais privados do interior do Estado, que tem sistemas de informática próprios, podem ter interoperabilidade com o Sistema Gerint, buscando então a maior eficiência na regulação, tendo em vista que até então apenas Porto Alegre vem utilizando o sistema.

Gisele Monteiro reiterou a relevância do encontro, salientando que essa integração e consequente transparência no Sistema Único de Saúde e uma melhor regulação dos leitos de UTI, consultas e demais procedimentos é um grande objetivo do Ministério Público, definido também como meta da Instituição em todo o Brasil pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). “A reunião foi bastante proveitosa, tanto que foram fixados prazos para apresentação de layout por parte das empresas de informática dos hospitais, que responderam de forma positiva à necessidade de uso célere do Gerint, que é justamente o que busca o MP”, disse a promotora.