Menu Mobile

Covid-19: Para evitar aglomeração de fiéis, instituições decidem bloquear acessos ao Santuário de Caravaggio

Covid-19: Para evitar aglomeração de fiéis, instituições decidem bloquear acessos ao Santuário de Caravaggio

samantha

Os acessos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, serão bloqueados a partir deste sábado, 23. A iniciativa é do Ministério Público local, com apoio da Prefeitura Municipal, do Comando Regional da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Estadual. As barreiras serão colocadas nos Caminhos de Pedra, após São Marcos, Capela de Todos os Santos e Estrada dos Romeiros, após a Unimed.

O objetivo é evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus, considerando que a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio não ocorrerá este ano como de costume. A programação na próxima terça-feira, 26, será de forma online, com missas e celebrações a portas fechadas e sem a presença de público.

O promotor de Justiça Ronaldo Lara Resende destaca que somente terão acesso pessoas e veículos de residentes no local, que serão previamente cadastrados pela Prefeitura. O bloqueio será feito com a colocação de gradis e viaturas policiais. “Estamos fazendo este alerta para que fiéis não se dirijam à romaria. Pois caminhariam por horas para serem bloqueados a 2, 3 quilômetros do Santuário”, diz o promotor, chamando a atenção para que, se isso ocorrer, pode gerar aglomerações nos pontos de bloqueio.

A Prefeitura de Farroupilha já anunciou que, ao contrário dos anos anteriores, não haverá nenhuma estrutura disponível para os peregrinos, nem distribuição de água ou alimentação, banheiros químicos, suporte de segurança ou qualquer serviço voltado aos fiéis.

A iniciativa visa resguardar a saúde das pessoas, tendo em vista que a romaria recebe anualmente milhares de devotos, que estariam expostos ao risco da contaminação pela Covid-19.