Menu Mobile

Covid-19: em razão de surto, MPRS orienta município a adotar medidas mais rígidas de isolamento social

Covid-19: em razão de surto, MPRS orienta município a adotar medidas mais rígidas de isolamento social

samantha

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 20, pelo Gabinete de Crise instalado pela prefeitura do município de Benjamin Constant do Sul, no norte do Estado, discutiu as medidas a serem tomadas a partir da constatação de um surto de Covid-19 na Unidade Básica de Saúde localizada no centro da cidade. O Ministério Público já tem notícia de oito casos confirmados e mais de vinte suspeitos.

Em razão deste número, considerado alto para o município, que tem pouco mais de 2.200 habitantes, e na impossibilidade de detectar a origem do surto, a orientação do promotor de Justiça Adriano Luís de Araújo foi para que sejam implementadas, por um prazo de 15 dias, medidas mais rígidas de isolamento social, ou seja, regras análogas aos parâmetros adotados para a classificação de bandeira preta pelo decreto estadual. O decreto do município já está publicado.

O promotor ressalta que "O Ministério Público entendeu necessário sugerir a adoção dos parâmetros da bandeira preta em defesa da vida da população, a partir do momento em que o Município identificou o surto de Covid-19 em ambiente público, não tendo sido possível apurar a sequência e a origem das contaminações, e, além disso, ficou desprovido de parcela considerável de seu grupo de trabalho na Unidade de Saúde. Nessa situação, tornou-se necessária a adoção de medida rígida e imediata para conter a circulação do vírus e preservar a saúde dos moradores da cidade”.