Menu Mobile

Instituições lançam Campanha Contra o Preconceito nos Estádios

Instituições lançam Campanha Contra o Preconceito nos Estádios

flaviaskb

Instituições lançam Campanha Contra o Preconceito nos Estádios

O Ministério Público, a Federação Gaúcha de Futebol, a Polícia Civil e a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção RS lançaram, na tarde desta terça-feira, 14, a Campanha Contra o Preconceito nos Estádios.





A campanha foi criada por meio de Termo de Cooperação Interinstitucional entre as Instituições, assinado na ocasião, e tem por objetivo o combate a todas as formas de discriminação nos estádios de futebol, sejam elas em virtude de raça, etnia, gênero, credo, orientação sexual e outras diversidades, que afrontem os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. Estão previstas campanha de conscientização, ações de divulgação de informações e atuação conjunta das instituições, tanto preventiva quanto repressiva.

A campanha, lançada na sede da Federação Gaúcha de Futebol, informará o público, em especial as pessoas frequentadoras de estádios de futebol, que ao se calarem diante desses fatos criminosos, estarão contribuindo para que continuem ocorrendo.

Conforme a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Angela Salton Rotunno, a iniciativa é fundamental para dar a devida visibilidade a este grave problema social. “Tenho confiança de que estamos colaborando de forma decisiva para a necessária mudança de cultura”, disse a procuradora, que participou, pelo MP, das tratativas para o desenvolvimento da campanha.

Em sua fala no evento, a procuradora-geral de Justiça em exercício, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, destacou a importância da união das Instituições para a conscientização, “única forma de afastar o preconceito”.

Assinaram o documento, juntamente com Jacqueline, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann; a chefe de Polícia, Nadine Anflor; e o presidente da OAB/RS, Ricardo Ferreira Breier. Também participaram da solenidade o secretário de Esporte e Lazer, representando o Governo do Estado, João Derli; o deputado Ernani Polo, representando a Assembleia Legislativa; os promotores de Justiça Leonardo Barrios (da Promotoria do Torcedor) e Rodrigo Brandalise, dentre outros.

Na ocasião, foi apresentada a primeira peça da campanha, desenvolvida pelo Alopra Estúdio.