Menu Mobile

Projeto cultural leva atividades aos idosos institucionalizados em Santa Cruz do Sul

Projeto cultural leva atividades aos idosos institucionalizados em Santa Cruz do Sul

flaviaskb

Com o objetivo de proporcionar aos idosos institucionalizados em Santa Cruz do Sul acesso à cultura, foi lançado, nesta terça-feira, 19, o Projeto Carinhoso. A proposta é uma parceria entre Ministério Público, Secretaria Municipal de Cultura e Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc).

O projeto consiste em um cronograma de apresentações artísticas e culturais em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), pelos próximos 12 meses, a partir do mês de dezembro. Serão propostos momentos de entretenimento, lazer e oficinas ocupacionais, envolvendo música, teatro e dança a pessoas com mais de 60 anos. O público estimado é de 522 idosos de 26 instituições. Somente as ILPIs que estiverem regularizadas serão beneficiadas. No final de 2020, também será oferecido um baile de época no restaurante Bierhaus, em Santa Cruz do Sul, para reunir os participantes de todas as instituições.

De acordo com a promotora de Justiça Catiuce Ribas Barin, com atuação na área de proteção dos idosos do município, o aumento significativo da população idosa nos últimos anos, associado à maior expectativa de vida, mostra a necessidade de políticas públicas. “Para atender de forma adequada e eficaz essa parcela numerosa da população, com mudanças, inclusive, ao nível das práticas de acesso à cultura e atividades ocupacionais aos idosos”, diz a promotora.

Catiuce entende que, embora as ILPIs devam oferecer atividades ocupacionais e culturais aos idosos, na prática, as atividades são escassas, sendo de grande valia a parceria do Ministério Público com o município e outras entidades.