Vacaria: Acordo mediado pelo MP resulta na construção de camelódromo

Vacaria: Acordo mediado pelo MP resulta na construção de camelódromo

flaviaskb

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 14, o Camelódromo de Vacaria, fruto de acordo entre Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e a Empresa Transcavalinho, tendo o Ministério Público atuado como mediador.

Conforme o promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa, o acordo foi concretizado após apenas três reuniões. Em contrapartida por uma área pública que ocupa há 30 anos, a empresa, que gera centenas de empregos no município, comprometeu-se a construir o Camelódromo, com o intuito de regularizar o comércio ambulante, crescente nos últimos anos com a vinda dos imigrantes senegaleses e haitianos.

O Camelódromo foi construído em quatro meses. Vinte e quatro boxes foram destinados a imigrantes e população local, onde comercializarão seus produtos legalmente. Haverá, também, praça de alimentação e produtos do artesanato local.

Luís Augusto destaca que somente foi possível o acordo rápido porque as partes confiaram na mediação. “A contrapartida sugestionada atendia o interesse público, pois daria dignidade aos ambulantes, tiraria da informalidade o comércio, regularizaria uma área pública e, ainda, pelo belo projeto, a cidade ganharia um ponto de referência e turístico”, destaca o promotor.