Projeto Reparador: MPRS e Hospital Moinhos de Vento alinham fluxo para cirurgias gratuitas a vítimas de crimes violentos
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento realizaram, nesta terça-feira, 2 de dezembro, em Porto Alegre, reunião para definir o fluxo de encaminhamento e os documentos necessários para a execução do Projeto Reparador, que garante cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. O encontro também tratou dos casos já encaminhados para análise pela equipe médica.
Participaram da reunião, pelo MPRS, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas (CAOCRIM) e do Núcleo de Promoção dos Direitos das Vítimas (NUVIT), Alessandra Moura Bastian da Cunha. Pelo Hospital Moinhos de Vento, estiveram presentes Monique Pimental, supervisora do Instituto Moinhos Social; Paulo Sergio Schmitz, coordenador médico; e Natália Haubert, analista de projetos e contratos.
O Projeto Reparador é fruto do convênio firmado entre o MPRS e o Hospital Moinhos de Vento no dia 18 de novembro. As Centrais de Atendimento às Vítimas e Familiares de Vítimas de Crimes e Atos Infracionais fazem os contatos com as vítimas, e o NUVIT realiza o encaminhamento ao hospital. A iniciativa busca garantir atendimento especializado e gratuito, promovendo a reparação física e emocional das vítimas de violência.
