Bagé: 19 integrantes de facção são denunciados por lavagem de dinheiro

Bagé: 19 integrantes de facção são denunciados por lavagem de dinheiro

flaviaskb

Nesta quarta-feira, 10, o Ministério Público, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Fronteira Oeste, ofereceu denúncia contra 19 pessoas pelos crimes de organização criminosa e lavagem de capitais. Entre os denunciados, estão Vanderlei Ramiro Altíssimo e Valdoir Silveira Alabi. Vanderlei é traficante de drogas vinculado a uma facção com atuação no Vale dos Sinos, enquanto que Valdoir é o representante desse mesmo grupo em Bagé. Era ele quem fazia a interligação entre os criminosos da região da Campanha e a facção.

Durante as investigações, realizadas pela Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro com apoio do Gaeco, foram cumpridas várias medidas cautelares, como buscas e apreensões em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de sequestro de veículos adquiridos pela organização criminosa. Nesse sentido, foram bloqueados R$ 62 mil em contas bancárias de laranjas, apreendidos sete automóveis, dinheiro em espécie, armas de fogo e munições de vários calibres.

Segundo o promotor de Justiça do Gaeco Fronteira Oeste, Cláudio Rafael Morosin Rodrigues, “o objetivo da ação penal, além da responsabilização criminal por organização criminosa e lavagem de dinheiro, é a descapitalização do grupo criminoso, mediante a utilização de medidas cautelares constritivas”.