Menu Mobile

Justiça Restaurativa na escola e na comunidade é tema do último encontro do I Seminário Virtual de JR do MPRS

Justiça Restaurativa na escola e na comunidade é tema do último encontro do I Seminário Virtual de JR do MPRS

flaviaskb

Foi realizado, em 10 de novembro, o último encontro do I Seminário Virtual de Justiça Restaurativa do MPRS e IV Encontro Regional Restaurativo da Serra Gaúcha, abordando a temática "Justiça Restaurativa na Escola e na Comunidade: desafios e perspectivas".

Na abertura, o mediador Elcio Resmini Menezes apresentou o palestrante Afonso Armando Konzen, procurador aposentado, ressaltando a sua importância na construção da Justiça Restaurativa nas escolas e na comunidade, sendo uma das grandes referências deste processo. O promotor Elcio agradeceu o empenho que Konzen dedica à caminhada da JR e da Educação, relembrando o protagonismo desse trabalho.

Em sua manifestação inicial, o palestrante Konzen também homenageou o promotor Elcio Resmini Menezes pela sua atuação e liderança na área da JR, especialmente na região de Bento Gonçalves. Evidenciou seu desejo de que as práticas de pacificação social possam ter voz e encontrar um campo de desenvolvimento, especialmente em ambientes escolares.

Ainda em sua fala o procurador resgatou alguns conceitos da Justiça Restaurativa, trouxe informações sobre o funcionamento da metodologia da Kay Pranis dos Círculos de Construção de Paz, observou os reflexos positivos desses círculos na vítima, ofensor e comunidade. Falou também sobre práticas pedagógicas restaurativas, salientando o papel da escola no desenvolvimento não só de questões cognitivas e práticas, mas também relacionais e éticas em seus alunos.

Atividade contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público, assim como profissionais da área da educação.

A gravação integral do Seminário ficará disponível na Biblioteca de Vídeos do Ceaf.