Menu Mobile

MP entrega curso em EAD para Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

MP entrega curso em EAD para Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

flaviaskb

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por intermédio do coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, José Francisco Seabra Mendes Júnior, entregou, na tarde desta terça-feira, 20, DVDs do curso EAD de Controle Social e Educação para o secretário Municipal da Educação, Adriano Naves de Brito. O curso é destinado a conselheiros escolares das redes municipal e estadual de ensino.

O encontro, que aconteceu na sede da Smed, contou com a presença da secretária-adjunta, Iara Wortmann, e da presidente da Rede de Controle, Adriana Krieger (procuradora do Estado). Serão disponibilizados também os links do curso, que estão no YouTube do MP e no site da Smed. Em breve, ocorrerá a entrega do material para a rede estadual de ensino.

O CURSO

Lançado no YouTube do MP em junho deste ano, o curso tem o objetivo de alcançar o conteúdo aos educadores para permitir o controle social das escolas da rede pública de ensino do estado. Os vídeos foram produzidos pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

Além de desenvolver capacitações experimentais em escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, foram realizadas capacitações presenciais no auditório do MP. Com o projeto-piloto, a partir da troca de informações entre as instituições parceiras e os conselheiros, foram detectadas as necessidades de formação, para então produzir o material didático.

PARCEIROS

O projeto do controle social nas escolas iniciou em 2016, no âmbito do MPRS, e passou a contar com o apoio da Rede de Controle da Gestão Pública no RS no ano seguinte.

Há parceria com o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Contas, a Controladoria-Geral da União, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, a Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre, a Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, o Conselho Regional de Contabilidade e o Observatório Social de Porto Alegre.