GabClima: Seminário em Uruguaiana debate prevenção e resposta a desastres com foco nos planos de contingência municipais
Uruguaiana recebeu, nesta terça-feira, 14 de outubro, o Seminário “Prevenção, Preparação e Resposta a Desastres: Sensibilização e Qualificação dos Planos de Contingência Municipais – O Olhar do MP”, promovido pelo Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O encontro ocorreu no SEST SENAT e reuniu especialistas para discutir estratégias de enfrentamento aos eventos climáticos extremos.
A abertura foi conduzida pela procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, coordenadora do GabClima, que apresentou as perspectivas para um novo Ministério Público diante dos desafios climáticos. “Temos enfrentado desastres socioambientais de grande impacto, o que exigiu uma reorganização institucional. O Ministério Público passou a atuar de forma multidisciplinar e intersetorial para enfrentar esse desafio. Foi nesse contexto que criamos, em 2023, o Gabinete de Estudos Climáticos, o GabClima. Desde então, temos desenvolvido um trabalho voltado à qualificação do Ministério Público”, disse.
“Este chamado do Ministério Público às comunidades é para que, juntos, definamos como enfrentar os próximos desafios, salvando vidas e assumindo nossas responsabilidades. Cada órgão deve saber seu papel para agir com eficiência, poupando vidas, recursos e histórias que não podem ser perdidas novamente”, ressaltou a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios.
Na sequência, a promotora de Justiça em Taquara, Ximena Cardozo Ferreira falou sobre a importância e o conteúdo dos planos de contingência na preparação para os eventos climáticos extremos.
O seminário contou ainda com o Painel Planos de Contingência – O Olhar do MP, com participação da procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MPRS, Ana Maria Moreira Marchesan, e do promotor Leonardo Menin, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis da instituição.
Outro momento marcante foi a apresentação do promotor em Lajeado Sérgio da Fonseca Diefenbach, que compartilhou a experiência no caso do Vale do Taquari, região duramente afetada por enchentes.
Encerrando as discussões, o Painel Planos de Contingência: Aspectos Institucionais, Sociais e Culturais reuniu o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado Matheus Kuskoski; o diretor do Departamento de Gestão e Desastres; major Felipe Ghini Stangherlin; o titular no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Ciências Ambientais da UNIPAMPA, Campus de São Gabriel, Rafael Cabral Cruz; e a coordenadora de projetos da OIM – ONU Migração, Adriane Ferreira.
Pela manhã, o GabClima apresentou aos promotores de Justiça da região, na sede do MPRS em Uruguaiana, o roteiro de atuação em desastres na fase de resposta. Clique aqui para acessar o material.
O evento reforçou a importância da articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e instituições para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e garantir maior resiliência aos municípios gaúchos.