Após atuação do MPRS, Casa Vidal é restaurada e reinaugurada em Taquara
Nesta terça-feira, 30 de setembro, Taquara celebrou a reinauguração da Casa Vidal, o mais antigo patrimônio arquitetônico da cidade, agora restaurado e transformado em novo endereço do Museu Municipal Adelmo Trott. O espaço também abrigará o Arquivo Municipal Maria Eunice Kautzman, além de salas para oficinas culturais, exposições, pesquisas, biblioteca e cafeteria.
Mais do que uma obra de restauro, a reabertura da Casa Vidal representa uma conquista histórica da comunidade e do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que atuou de forma decisiva para garantir a preservação do imóvel. Construída em 1882 pelo coronel Jorge Fleck, a casa chegou a estar ameaçada de demolição para dar lugar a um supermercado. A intervenção do MPRS, iniciada em 2004, foi fundamental para impedir a destruição do bem cultural.
A promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, que participou da inauguração, juntamente com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, foi quem acompanhou o caso desde o início. De acordo com ela, a atuação do MPRS teve como princípio a proteção do patrimônio cultural de Taquara. “Aliar a proteção do patrimônio cultural ao desenvolvimento da cidade é possível, sendo prova maior que o supermercado que pretendiam instalar ali foi inaugurado ao lado e o bem de valor cultural foi preservado”, afirma.
A mobilização começou quando surgiram rumores sobre a possível demolição da Casa Vidal. O MPRS instaurou de ofício um inquérito civil e iniciou diálogo com os herdeiros do imóvel, alertando sobre seu valor histórico e cultural. A venda foi realizada com ciência da condição especial do bem, e o Ministério Público garantiu que qualquer novo proprietário fosse informado sobre a necessidade de preservação, inclusive com averbação na matrícula do imóvel.
Ao longo dos anos, o MPRS manteve o acompanhamento do caso, dialogando com os sucessivos proprietários (primeiro o grupo SONAE, depois o Walmart) e recomendando ao Município que não aprovasse nenhum projeto de demolição sem consulta prévia ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Quando o Walmart decidiu construir uma loja menor ao lado, desmembrou o terreno e manifestou interesse em doar o imóvel ao Município, que aceitou com o compromisso de restaurá-lo.
A partir da doação, o prédio passou a ser público e o MPRS firmou um termo de ajustamento de conduta com a Prefeitura de Taquara para viabilizar o restauro. A obra foi realizada em três etapas, com recursos captados por meio de leis de incentivo à cultura, apoio de empresas locais e editais públicos.
Construída com tijolos unidos por pó de conchas marinhas trazidas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual Osório), a Casa Vidal é um símbolo da história local. Por décadas, abrigou uma importante casa comercial conduzida por Henrique Vidal Kohlrausch, sendo ponto de encontro de moradores e viajantes.
“Com o restauro concluído, a Casa Vidal se consolida como um patrimônio vivo, aberto à comunidade e dedicado à preservação da memória, à promoção da cultura e ao fortalecimento da identidade local”, reforça a promotora Ximena Ferreira.