Menu Mobile

MP de Gramado instaura IC para investigar desmatamento identificado pelo MapBiomas Alerta

MP de Gramado instaura IC para investigar desmatamento identificado pelo MapBiomas Alerta

flaviaskb

Com base em informações de parecer do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público (GAT), a Promotoria de Justiça de Gramado instaurou inquérito civil para investigar dano ambiental decorrente de desmatamento.

O IC é um dos primeiros resultados do projeto institucional MapBiomas Alerta, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, juntamente com o GAT, por meio do qual são analisados os alertas de desmatamento existentes no estado, disponíveis no sistema.

Os dados obtidos pela plataforma são cruzados com pesquisa no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural para identificação das propriedades e dos responsáveis pelas áreas desmatadas.

“Surgiu, em Gramado, um desmatamento de mata nativa numa área de cerca 2,4 hectares e o GAT encaminhou à Promotoria de Justiça a análise da situação”, conta o promotor Max Guazelli, que instaurou o IC. O promotor considera a ferramenta tecnológica importante para a identificação de danos e a recuperação do meio ambiente, além de servir como meio inibitório para novos danos.

Nas fotos dos satélites, aparece a área preservada no dia 21 de novembro de 2018 e a mesma área desmatada em 16 de agosto de 2019. O relatório do GAT contém inclusive o número das matrículas dos imóveis onde se localizam os desmatamentos.