Menu Mobile

Regional Sinos e Metroplan promovem discussões sobre planície de inundação

Regional Sinos e Metroplan promovem discussões sobre planície de inundação

flaviaskb

A Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, juntamente com a Metroplan, está promovendo, desde o início deste mês, rodadas de discussões com os Municípios integrantes da Bacia acerca do Plano Metropolitano de Proteção Contra as Cheias.

Conforme a promotora titular da Bacia do Rio dos Sinos, Ximena Cardozo Ferreira, a partir da constatação de deficiências na entrega do material técnico dos estudos promovidos por consórcio de empresas contratado pela Metroplan, o Ministério Público está buscando disponibilizar a totalidade das informações e uniformizar sua utilização pelos municípios na análise de processos de licenciamento ambiental e propostas de parcelamento do solo urbano. "Precisamos dar reposta tecnicamente fundamentada e com segurança em relação às áreas de risco, para que não coloquemos mais pessoas a viver dentro dos rios", explica Ximena.

A primeira reunião contou com municípios do chamado Baixo Sinos e foi realizada no dia 3 de março na Promotoria de Justiça de Canoas. O segundo encontro ocorreu na Promotoria de Taquara no dia 5 de março, com municípios do Alto Sinos. Os municípios do Médio Sinos já foram convidados para reunião que será realizada no próximo dia 18 de março na sede do MP de São Leopoldo.

Também participam das discussões o coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais do MPRS, Felipe Teixeira Neto, e representantes do Comitesinos, Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, e a empresa Encop, do consórcio responsável pelos estudos técnicos.