Menu Mobile

Gramado: Parque dos Pinheiros agora é Unidade de Conservação

Gramado: Parque dos Pinheiros agora é Unidade de Conservação

flaviaskb

Foi assinado nesta sexta-feira, 06, o decreto municipal que cria a primeira Unidade de Conservação do Município de Gramado. A partir do documento, o Parque dos Pinheiros de Gramado passa a denominar-se Parque Natural Municipal dos Pinheiros. A assinatura, ocorrida no auditório da Prefeitura local, contou com as presenças do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, e do promotor de Justiça Max Guazzelli.

A iniciativa teve origem em acordo firmado em junho de 2019 entre MP e Município de Gramado. Conforme Max Guazzelli, o Parque dos Pinheiros apresenta grande diversidade de ecossistemas de fauna, flora, recursos hídricos e, especialmente, uma beleza paisagística única. “A criação da UC irá garantir a manutenção desse ecossistema e a conservação da biodiversidade, fomentando políticas públicas de cunho preservacionista, pesquisas acadêmicas, educação ambiental continuada e integração da comunidade”, destacou o promotor.

Em sua fala, Daniel Martini ressaltou que defender ações em favor do meio ambiente é um “ato de coragem, por toda pressão econômica e política que se sofre”.

Mesmo passando a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o parque, que conta com 139 mil m², continuará aberto para visitações.

O decreto foi assinado pelo prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, e pela secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.

VISITAS

Após a solenidade, os representantes do MP acompanharam a secretária Cristiane Bandeira em visita ao Parque e às obras das redes de esgotamento sanitário e modernização da ETE, localizada no Bairro Dutra, em Gramado. As obras são resultado de convênio firmado no ano passado entre Corsan, Município e empreendedores imobiliários locais, por intermédio do MP, com o objetivo de modernizar o tratamento de esgotos de Gramado.