Menu Mobile

MP cria Rede Ambiental Guaíba

MP cria Rede Ambiental Guaíba

flaviaskb

Com o objetivo de passar a tratar em parceria com a comunidade as questões municipais que envolvem o meio ambiente, foi criada pelo Ministério Público, na última quinta-feira, 21, a Rede Ambiental Guaíba.

Conforme a promotora Ana Luíza Domingues Leal, com a iniciativa, o MP visa enfrentar o passivo ambiental do Município, identificando problemas e construindo ações conjuntas com a sociedade para resolvê-los. Será criada, também, uma “Escuta Ambiental”, por meio da qual serão recebidas as demandas ambientais e suas prioridades.

O primeiro encontro de formação da Rede, ocorrido na sede do MP em Guaíba, contou com a participação de cerca de 40 pessoas, dentre as quais representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Poder Judiciário, Brigada Militar, OAB e entidades ligadas ao tema.

Na próxima reunião, marcada para o dia 11 de dezembro, a promotora Ana Luíza irá apresentar a situação dos processos da área ambiental que tramitam na Promotoria de Guaíba. Os trabalhos da Rede serão coordenados por ela e os temas previamente definidos nos encontros.

Foram levantados, pelos presentes, temas como a criação de um canil municipal, necessidade de execução de Plano Estratégico desenvolvido em 2012, poluição do Arroio Passo Fundo, emissão de partículas da CMPC, patrimônio cultural, implantação de um programa de educação ambiental e exploração de animais silvestres, entre outros.