Paraná: MPRS apresenta Projeto Sinais no Simpósio de Inteligência da Fronteira Sudoeste
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), apresentou o Projeto Sinais nesta quinta-feira, 21 de maio, durante o Simpósio de Inteligência da Fronteira Sudoeste, realizado pela Polícia Militar do Paraná, em Pato Branco. A abertura do evento contou com palestra do procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, que abordou a relação entre inteligência e violência extrema. O encontro reúne, até sexta-feira, 22, representantes de forças de segurança e instituições do Brasil e do Exterior.
Na apresentação, o procurador Fábio Costa Pereira destacou o papel do NUPVE como estratégia de inteligência voltada à prevenção, com ênfase na identificação precoce de sinais de risco e na articulação interinstitucional para evitar eventos violentos. O Projeto Sinais foi contextualizado como ferramenta que integra informações e orienta a atuação preventiva, especialmente em ambientes virtuais e em situações de extremismo, contribuindo para uma resposta mais qualificada e antecipada por parte dos órgãos de segurança.
SIMPÓSIO
O simpósio, promovido pela Polícia Militar do Paraná, reúne delegados estaduais e federais, integrantes da Gendarmeria da Argentina e adidos policiais vinculados ao Ministério Público de Santa Catarina, além de profissionais da área de inteligência. Nesta sexta-feira, o MPRS também participa da programação com capacitação voltada a agentes de inteligência e da segurança pública do Paraná, reforçando a troca de conhecimentos e o fortalecimento das ações conjuntas no enfrentamento à criminalidade.
