Projeto Sinais: prevenção à violência extrema é tema de palestras em diversas cidades do RS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), realizou nesta semana uma série de palestras e encontros com pais, profissionais da educação e integrantes das redes de proteção de diferentes cidades gaúchas. As ações fazem parte do Projeto Sinais, iniciativa que busca fortalecer a cultura da paz e promover ambientes escolares mais seguros.
No dia 20 de outubro, o coordenador do NUPVE, Fábio Costa Pereira, conduziu uma palestra em Bento Gonçalves, voltada à rede local de proteção, com a presença dos promotores Carmem Lucia Garcia e André de Azevedo Coelho. Em Taquara, a programação da Semana do Ministério Público contou com duas ações: na manhã do dia 22, a promotora Dorani Borges Medeiros falou sobre bullying na Câmara Municipal de Vereadores; e à noite, o promotor Fábio Costa Pereira palestrou na FACCAT.
Em Porto Alegre, o promotor Leonardo Rossi ministrou palestras em duas escolas da rede privada em 20 e 23 de outubro, abordando temas relacionados à prevenção da violência extrema. Já no dia 21, a assessora do NUPVE, Michele Prado, representou o projeto como palestrante no Congresso Internacional de Psicologia e Direito da Faculdade Dom Bosco.
O Projeto Sinais tem como foco a capacitação de profissionais da educação, famílias, agentes públicos e membros da rede de proteção para a identificação precoce de sinais e comportamentos que possam indicar risco de episódios extremos de violência envolvendo crianças e adolescentes. A proposta enfatiza a importância da atuação preventiva e integrada entre escola, família, serviços públicos e comunidade, com o objetivo de evitar tragédias e fomentar espaços de convivência mais seguros.
