Música no Memorial do MPRS recebe Loma Solaris nesta quinta
O projeto Música no Memorial apresenta, no dia 2 de outubro, às 19h, a cantora Loma Solaris, que celebra 50 anos de carreira. A conversa, conduzida pelo jornalista e crítico musical Juarez Fonseca, acontece no Auditório do Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), na Praça Marechal Deodoro, 110, em Porto Alegre. O evento tem entrada franca.
Loma, que já foi Loma Pereira, Lomma e agora assume o nome artístico Loma Solaris, revisita sua trajetória marcada pela fusão entre o regionalismo gaúcho e a música popular brasileira. Durante o bate-papo, a cantora, que tem sete discos lançados, também fará intervenções musicais que ilustram momentos marcantes de sua carreira.
Nascida em Recife e radicada em Porto Alegre desde bebê, Loma iniciou sua jornada musical aos 12 anos, cantando em coral escolar. Durante sua carreira, estudou música no Rio de Janeiro e participou de projetos com nomes como Gilberto Gil, Elza Soares e Kleiton & Kledir.
De volta ao RS, teve destaque em festivais nativistas e mergulhou nas raízes afro-brasileiras do Litoral Norte gaúcho, tornando-se uma das primeiras intérpretes do maçambique, ritmo ancestral que resgata a cultura negra. Sua atuação artística é também marcada pela militância e valorização da identidade afro-gaúcha.