Exposição no Memorial do MPRS homenageia trajetórias de vida de idosos em Porto Alegre
O Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Fotoclube Porto-Alegrense e o Asilo Padre Cacique promovem, a partir da próxima quarta-feira, 1º de outubro, a exposição "Outubro em prata: Histórias que o tempo não apaga". A abertura oficial ocorre às 18h15, no Memorial do MP (Praça Mal. Deodoro, 110), em Porto Alegre, com entrada gratuita. A mostra integra as comemorações do Mês do Idoso e permanece em cartaz até 31 de outubro.
A exposição é composta por retratos artísticos e cenas cotidianas que capturam a essência, a resiliência e a sabedoria de idosos residentes no Asilo Padre Cacique e da comunidade. O projeto visa celebrar a diversidade de suas trajetórias, honrando suas histórias, quebrando preconceitos e buscando romper estereótipos, além de promover reflexão sobre os direitos da pessoa idosa.
Em paralelo à mostra principal, a instalação "Mural de Memórias" trará poemas do coletivo "Poemas à flor da pele". A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 18h, com visitas guiadas agendadas às terças-feiras, das 10h ao meio-dia.
PAINEL
Na quarta-feira, dia 1º, às 18h45, ocorrerá um painel sobre o tema “Velhice com direitos: desafios e cuidados no Século XXI", com participação do presidente do Asilo Padre Cacique, Gustavo Samará, do promotor de Justiça Marcos Ferraz Saralegui, coordenador do Memorial do MPRS; e da psicóloga e integrante do Fotoclube Porto-Alegrense Cynthia Recuero.
SERVIÇO
O quê: Exposição Fotográfica "Outubro em Prata: Histórias que o tempo não apaga"
Abertura: 1º de outubro de 2025, às 18h15
Período: 1º a 31 de outubro de 2025
Onde: Memorial do MPRS (Praça Mal. Deodoro, 110 - Centro - Porto Alegre/RS)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h
Visitas guiadas: terças-feiras, das 10h às 12h, mediante agendamento
Entrada gratuita