Jaguari: MPRS promove audiência pública sobre a implementação da política de acolhimento familiar no município
Para promover amplo debate entre todos os segmentos da sociedade civil sobre as questões relevantes relacionadas à política de acolhimento familiar e, especialmente, para subsidiar a sua estruturação e implementação em Jaguari, foi realizada audiência pública nesta quarta-feira, 27 de março, no Salão Azul da Escola Estadual de Ensino Médio Guilhermina Javorski.
Como encaminhamento do encontro, presidido pelo promotor de Justiça de Jaguari, Eduardo da Silva Fagundes, ficou definido que será agilizado o projeto de lei relativo ao tema para ser submetido à Câmara de Vereadores. “Nosso objetivo com essa audiência pública foi a ampliação do debate para que seja elaborada uma legislação que tenha eficácia, além da divulgação para a comunidade, visando incentivar as famílias para que se inscrevam no programa”, destacou o promotor. “O êxito do projeto depende do engajamento de todos”, completou.
Na ocasião, a secretária municipal de Assistência Social de Alegrete, Iara Caferatti, e a coordenadora do programa de Acolhimento Familiar de Alegrete, Thais Severo, compartilharam com os participantes a experiência no município, onde a política pública já foi implementada com êxito, e responderam dúvidas que foram surgindo durante o evento.
Após, a presidente da Comissão de Acolhimento Familiar e Apadrinhamento Afetivo de Jaguari, psicóloga Daniela Giacomelli, falou sobre os andamentos do trabalho em Jaguari, utilizando como base a legislação de Alegrete. De acordo com ela, o projeto já foi incluído no orçamento de 2024.
Participaram da audiência pública o prefeito de Jaguari, Roberto Turchiello; a presidente da Câmara de Vereadores, Elenice Cattelan; a juíza Mariana Trindade; o defensor público Gustavo Cattelan Ruffo; a presidente do Lions Club local, Inês Guerra Moneiro, dentre outros.