MPRS reúne rede de proteção da Microrregião 1 para fortalecer articulação em defesa de crianças e adolescentes
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, realizou nesta sexta-feira, 6 de novembro, uma reunião com representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente da Microrregião 1 do Conselho Tutelar da Capital, que abrange as Ilhas e as regiões dos bairros Humaitá e Navegantes.
O encontro integra o Projeto Piloto de Articulação da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes de Porto Alegre e teve como objetivo fortalecer a articulação e a comunicação entre os órgãos que integram a rede de proteção, promovendo maior integração entre os serviços e aprimorando o atendimento prestado a crianças, adolescentes e suas famílias nos territórios atendidos.
Participaram da atividade as promotoras de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude; Carla Cabral Lena Souto, diretora da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre; Luciana Moraes Dias, Maria Augusta Menz e Angela Caren Dal Pos, além de representantes do Conselho Tutelar, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), de escolas, unidades de saúde e demais órgãos que compõem a rede de proteção da microrregião.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para qualificar o fluxo de comunicação e fortalecer a atuação integrada entre os diversos serviços, visando à construção de respostas mais ágeis e eficazes às demandas envolvendo crianças e adolescentes. As promotoras destacaram a importância do trabalho em rede e reforçaram o compromisso do MPRS com a promoção e a defesa dos direitos da infância e da juventude.
