Porto Alegre: MPRS denuncia executiva de futebol do Grêmio por injúria racial após Gre-Nal do Brasileirão Feminino
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou uma executiva de futebol do Grêmio pelo crime de injúria racial praticado após o Gre-Nal válido pelo Campeonato Brasileiro Feminino, disputado em 28 de março deste ano, em Porto Alegre. A denúncia foi apresentada à Justiça no dia 10 de julho.
Conforme a apuração, a investigada proferiu ofensas de cunho racial a um integrante de uma torcida organizada do Internacional ao final da partida realizada no SESC Protásio Alves. Durante a investigação, foram ouvidas 11 pessoas, entre elas a vítima, a investigada e testemunhas. Três delas confirmaram ter presenciado as ofensas.
O crime de injúria racial está previsto na Lei nº 7.716/89 e consiste na ofensa à dignidade de uma pessoa em razão de raça, cor, etnia ou origem. Segundo o MPRS, a denúncia busca a responsabilização de condutas discriminatórias e o enfrentamento ao racismo, dentro e fora dos ambientes esportivos. A pena prevista é de prisão de dois a cinco anos e multa.
