Promotoria de Justiça de Palmeira das Missões participa de ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Neste mês da mulher, a Promotoria de Justiça de Palmeira das Missões, por meio das promotoras de Justiça Catia Gabriela Bonini e Manuela Paradeda Montanari, participou de uma série de atividades vinculadas ao Tema Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e ao Termo de Cooperação recentemente firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o MTG, que visa ao enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.
As ações contemplaram Rodas de Conversa realizadas no 35 CTG e no CTG Sinuelo da Querência, espaços em que foram abordados aspectos legais, sociais e preventivos relacionados à violência doméstica e familiar. Também integrou a programação um evento especial no dia 8 de março, organizado pela 17ª Região Tradicionalista em parceria com a 3ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul, Maitê Lorenzoni, natural de Palmeira das Missões. A atividade teve como objetivo ampliar o debate, levando informação e conscientização à comunidade sobre a importância da proteção às mulheres.
Os encontros reuniram, além de representantes do Ministério Público e de entidades tradicionalistas, autoridades do Poder Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar e integrantes da rede local de proteção à mulher vítima de violência, fortalecendo o diálogo interinstitucional e a articulação comunitária no enfrentamento ao problema.
MPRS e MTG firmam parceria para criação do projeto “Entre Laços”
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) assinaram, no dia 6 de março, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio do Ministério Público, o termo de cooperação que institui o projeto “Entre Laços”, iniciativa voltada ao desenvolvimento de ações integradas de prevenção, conscientização, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher nos CTGs e demais espaços do tradicionalismo.
O acordo prevê a realização conjunta de palestras, capacitações e ações educativas, a produção de materiais informativos, bem como a instalação de pontos de orientação em grandes eventos tradicionalistas. Entre as medidas, está também o incentivo à adoção do protocolo “NÃO É NÃO” em CTGs e rodeios. Estão contempladas ainda campanhas integradas, atividades culturais e iniciativas que utilizem a tradição gaúcha como instrumento de proteção, respeito e valorização das mulheres.
