Torres recebe primeira capacitação deste ano do Projeto CAO na Estrada, de enfrentamento à violência contra mulher
Torres foi a cidade escolhida para receber, nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, a primeira edição do Projeto CAO na Estrada em 2026, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOECVM). O evento, ocorrido na Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus Torres, buscou fortalecer a atuação da rede de proteção às mulheres e ampliar o diálogo com gestores, equipes técnicas, conselhos e órgãos parceiros.
“Uma em cada três de nós aqui nesse auditório, incluindo eu e as minhas assessoras, já sofreu violência física e sexual praticada pelo parceiro ao longo da vida. Esse é um dado científico que mostra, não só que esse é um problema epidêmico, mas também que é um problema oculto. Não é incomum que, ao final das minhas palestras, eu receba relatos de violências extremas de pessoas que assistiram e disseram: ‘Eu estava lá, eu sou uma das vítimas’”, disse em sua palestra a promotora de Justiça Ivana Machado Moraes Battaglin, coordenadora do CAOECVM e do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEPEVID).
A atividade contou também com a participação do promotor de Justiça que atua na área da violência doméstica em Torres, Márcio Roberto Silva de Carvalho. “Entendemos que a capacitação e o diálogo permanente entre o MPRS e a rede de proteção é fundamental para desempenhar um papel ainda melhor na proteção das mulheres”, destacou o promotor.
Participaram do evento representantes dos municípios de Torres, Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.
