Torres recebe ação do MPRS durante o evento Arena Record
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou, neste sábado, 21 de fevereiro, de mais uma edição da Arena Record, desta vez em Torres. A ação faz parte de uma série de atividades conjuntas que estão sendo promovidas ao longo do verão nas praias do Litoral Norte, reforçando o compromisso da instituição em se aproximar da sociedade e oferecer orientação, informação e acolhimento diretamente ao público.
O evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. “Ao acompanhar o fluxo populacional que se dirige ao litoral, o Ministério Público vem a Torres para assegurar a prestação de serviços essenciais, como atendimento ao cidadão, orientação processual e atuação das promotorias. Soma-se a isso o projeto MP Recicla, que garante à sociedade um espaço adequado para a destinação final de resíduos eletrônicos e outros materiais, promovendo a tutela ambiental em um território onde a natureza se revela de forma especialmente prodigiosa”, disse Saltz.
Também esteve presente o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares. Para o promotor de Justiça, “ações como essa têm uma importância estratégica para aproximar o MP da população e facilitar o acesso a serviços”.
Durante o dia, o ônibus do MPRS esteve estacionado na praça da Prainha, à beira-mar, equipado com estrutura para atendimento ao público. No local, promotores de Justiça e servidores prestaram orientações em diversas áreas de atuação da instituição, como direitos do consumidor, meio ambiente, criminal, combate à violência contra a mulher, direitos humanos, educação, infância e juventude e família.
“Nós trazemos o ônibus aqui para dar essa visibilidade do nosso trabalho e mostrar que estamos perto das pessoas e trabalhamos para elas”, destacou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da instituição, Ivana Battaglin.
Na mesma linha, “mais do que um serviço itinerante, a Promotoria móvel é uma verdadeira porta de entrada para as demandas da comunidade”, afimrou, por fim, o promotor de Justiça em Torres Márcio Roberto Silva de Carvalho, que trabalhou no atendimento juntamente com servidores do MPRS em Torres.
O programa MP Sustentare integrou a ação na praia, realizando o recolhimento de lixo eletrônico, eletrodomésticos e óleo de cozinha e sensibilizando o público sobre o descarte adequado de resíduos, iniciativa que já havia recebido adesão nas edições anteriores, em Xangri-lá e Capão da Canoa. A empresa parceira do MPRS, JG Recicla, também distribuiu mudas de espécies nativas da região.
Durante o evento, houve participação ao vivo no programa Balanço Geral, da Record, com entrevistas diretamente da estrutura instalada à beira-mar.
