MPRS aposta em tecnologia com sede no Tecnopuc e acordo com PUCRS
O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (ICT/MPRS) inaugurou nesta terça-feira, 9 de dezembro, sede estratégica no Tecnopuc, para aproximar ciência, tecnologia e cidadãos para gerar impacto social. Estar no polo de inovação permite ao ICT do MP gaúcho cocriar soluções com universidades, startups e empresas, transformando conhecimento em valor prático para a sociedade e municípios.
O papel do ICT será desenvolver novas capacidades internas: promover formação tecnológica, articular parcerias e estimular a cultura de inovação, atuando como uma ponte entre a pesquisa e a prática da justiça. Inovar é visto como humanizar, simplificando o complexo e conectando quem precisa de solução com quem pode desenvolvê-la.
Acordo com a PUCRS
Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou o pioneirismo da iniciativa que aproxima a instituição ainda mais da sociedade. Ainda durante o evento, o MPRS e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) oficializam um acordo de cooperação estratégica focado no aprimoramento institucional por meio do uso de dados, inteligência artificial e ferramentas digitais.
A parceria formalizada no Tecnopuc garante ao MPRS acesso a expertises em ciência de dados, gestão e comportamento. Essa integração capacita o órgão a antecipar tendências, aprimorar processos e desenvolver soluções orientadas ao cidadão, fortalecendo sua atuação moderna, integrada e inovadora na promoção da justiça e transformação social. O termo foi assinado também pelo reitor da PUCRS, Manuir José Mentges, e pela diretora do ICT/MPRS, Letícia Batistela.
Acompanharam a solenidade, os subprocuradores-gerais de Justiça Josiane Camejo, para Assuntos Jurídicos, e João Cláudio Pizzato Sidou, de Gestão Estratégica; a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Raquel Isotton; o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares; a promotora Fernanda Weiand; superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy; Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc; Solimar Amaro, diretor de Relações Institucionais da PUCRS; secretárias de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS,
Lisiane Lemos, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
Ecossistema de inovação do MPRS, Aurora, foi passo inicial para ICT
Em setembro, o MPRS lançou a Aurora, um ecossistema de ferramentas de inteligência artificial (IA) desenvolvido em parceria com a Xertica. A iniciativa é inédita no Sistema de Justiça nacional.
A Aurora foi criada para enfrentar o volume de milhões de processos que sobrecarregam o sistema, buscando potencializar a atuação da instituição com mais agilidade e foco humano. O desenvolvimento se deu por meio de um chamamento público para inovação aberta, sem contrapartida financeira.
Entre os recursos da IA estão: transcrição automática, resumos de depoimentos, identificação de contradições, chatbot jurídico e ferramentas para sumarização automática de documentos e mídias em processos. A plataforma visa trazer mais velocidade e permitir uma atuação estratégica que entregue mais valor à sociedade.
