Marau: Defesa Civil recebe equipamentos do MPRS para auxílio em ações de monitoramento ambiental
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Marau entregou nesta sexta-feira, 21 de novembro, à Defesa Civil Regional, dois kits de baterias (cada um composto por carregador e três baterias extras), destinados ao uso em drones empregados em ações de monitoramento ambiental.
Conforme o promotor de Justiça Bruno Bonamente, os equipamentos são provenientes de termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado no dia 2 de outubro deste ano no âmbito de inquérito civil instaurado para apurar irregularidades ambientais. Entre as obrigações assumidas, o investigado se comprometeu a fornecer os kits.
As baterias foram entregues para viabilizar o prosseguimento, pela Defesa Civil, do mapeamento das áreas afetadas pelo recente temporal ocorrido no município de Erechim, contribuindo para as ações de avaliação, prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.
De acordo com o promotor, o trabalho é desenvolvido de forma integrada com órgãos e entidades parceiras, garantindo que medidas corretivas e preventivas resultem em melhorias reais para as comunidades atingidas. “A entrega dos equipamentos representa um passo importante para qualificar o monitoramento das áreas de risco e apoiar o planejamento das ações de Defesa Civil na região”, destaca Bonamente.
