MPRS recebe Santiago Uribe Rocha, referência internacional em resiliência urbana e inovação social
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) recebeu, nesta sexta-feira, 28 de novembro, o antropólogo colombiano Santiago Uribe Rocha, reconhecido mundialmente por seu papel na transformação de Medelín em um modelo global de inovação social e resiliência urbana.
Durante a visita, Santiago Uribe foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, acompanhado da diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da instituição, Letícia Batistela. O antropólogo veio ao Ministério Público para convidar a instituição a integrar uma missão que irá a Medelín em 2026, com o objetivo de compartilhar experiências sobre inovação social, prevenção da violência e transformação cultural.
O PGJ agradeceu o convite e destacou que será uma alegria compartilhar essa missão com Santiago Uribe, que é uma referência internacional na construção de cidades mais humanas e resilientes. "O Ministério Público do Rio Grande do Sul busca e trabalha pelo impacto social e cultural na vida dos cidadãos, e esse propósito conversa diretamente com o convite feito para integrar essa experiência transformadora em Medelín”, ressaltou Saltz.
Também participaram do encontro o secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares, a chefe de gabinete da PGJ, Raquel Isotton, e os promotores de Justiça Ivana Ferrazzo e Gilson Medeiros, do Núcleo Permanente de Autocomposição – MEDIAR/MPRS, com quem Uribe trocou informações sobre práticas de autocomposição e resolução de conflitos. O antropólogo conheceu ainda o MEDIAR, reforçando a importância da transformação cultural como base para a prevenção da violência e promoção da paz social.
